Comissão de Prevenção e Combate aos Assédios no IFCS

Enfrentando os Assédios no IFCS

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais tem sido reconhecido, para além de sua já notória excelência acadêmica, como espaço de acolhimento dos movimentos sociais e práticas cidadãs. Assim sendo, não pode aceitar, dentro e/ou fora dele, qualquer prática de degradação da pessoa e das condições de trabalho e de estudo. Neste sentido, a Egrégia Congregação do IFCS, em moção aprovada na sua 339ª reunião ordinária, em 16/03/2016, manifestou seu repúdio a qualquer forma de constrangimento, discriminação, opressão, assédio e intimidação. Constituiu-se então um mecanismo de assessoramento encarregado de apresentar à Direção possibilidades de encaminhamentos institucionais.

Este mecanismo, em diálogo com coletivos e grupos interessados no assunto, elaborou um documento que estabelece diretrizes para prevenir e combater o assédio moral e sexual no Instituto. O documento foi aprovado pela Congregação em sua 342ª reunião ordinária de 28/07/2016, e também referendado nos departamentos e colegiados do Instituto.

O documento expressa o reconhecimento, pela comunidade do IFCS, da importância do seu papel na promoção da igualdade e da cidadania, e seu comprometimento com a eliminação de práticas de desrespeito, discriminação e da violência por assédio moral e sexual, dentro e fora do instituto.
Diretrizes para prevenir e combater o assédio moral e sexual no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ
Baixe aqui o Documento
Denúncias podem ser enviadas para:
comissaoassedio@ifcs.ufrj.br

Documentos elaborados pela
Ouvidoria-Geral e Ouvidoria da Mulher da UFRJ 

  1. Manual tipos de violências;
  2. Manual Enfrentamento à violência contra mulher;
  3. Manual Enfrentamento ao assédio moral;
  4. Manual enfrentamento ao racismo.

Representação Docente:
Profª. Aparecida Moraes(presidente) – SIAPE 4250297
Profª. Andrea Gill- SIAPE 3338285
Profª. Carolina Araújo – SIAPE 1517170
Prof. Jean François Véran– SIAPE 1648638

Representação Técnico-Administrativa:
Sonia Maria Reis Machado – SIAPE 0362723
Ana Thereza Guerra

Representação Discente: 
Isabella Marques
Myllena Cardoso – DRE 120165716

Comissão de Prevenção e Combate aos Assédios no IFCS
DENÚNCIAS: comissaoassedio@ifcs.ufrj.br