Nota da Direção

EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE DE REFLEXÃOE EXPRESSÃO DO PENSAMENTO

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais repudia toda tentativa de cerceamento e silenciamento das atividades acadêmicas de pesquisa e docência, seja nos cursos regulares, seja nas ações de extensão, seja nos eventos de discussão e divulgação científica. A prática da reflexão e do aprofundamento crítico das questões, por mais controversas e polêmicas que sejam as perspectivas abordadas e analisadas, não pode ser calada pelas práticas de extremistas que colocam suas ideologias acima do respeito à democracia e ao exercício do diálogo. Particularmente, no caso de tais atos de violência serem dirigidos ao seu corpo social de pesquisadores, docentes, estudantes e servidores, nas suas dependências ou fora delas, o Instituto tomará as providências cabíveis, inclusive no plano jurídico, para resguardar a liberdade de cátedra, a expressão do pensamento e o exercício da democracia.