Curso Órgana: “Yorùbá: cultura e língua” (IFCS/UFRJ)

PROFESSOR
Olùkọ́ Bàbá Ọ̀ nà Oosatúnmise Adisá

LINK PARA INSCRIÇÕES (11 A 17/09) – https://forms.gle/LHGZX451JNSexsCM8

CURSO (gratuito)
– Período: 29/09 a 08/12
– Dia da semana/horário: 6ª feira de 15 às 17 horas
– Carga horária: 20 horas
– Local: Sala 325 D do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ
– Endereço: Largo de São Francisco de Paula, nº 01, Centro, Rio de Janeiro – RJ)

INSCRIÇÕES/VAGAS/SELEÇÃO
– Período: 11 a 17/09 (via formulário, que abre e fecha sempre à meia-noite)
– Vagas: 40, sendo 25 (externas) e 15 (alun@s, técnic@s e professor@s UFRJ)
* Prioridade a pessoas pretas e/ou filiadas a religiões de matriz africana

RESPOSTA AOS SELECIONADOS
– 18/09
*os alunos selecionados serão comunicados por e-mail.
**os não selecionados não receberão e-mail.

O CURSO ‘YORÙBÁ CULTURA E LÍNGUA’
O curso ‘Yorùbá Cultura e Língua’ visa aproximar os participantes desta importante cultura.
Conhecida no Brasil como cultura nagô, a cultura yorùbá é uma das culturas africanas, dentre outras trazidas para o Brasil que constitui o conjunto das culturas nacionais.
A proposta do curso é tornar evidente a contribuição dessa importante herança cultural na formação dos povos brasileiros em seus diversos aspectos.
O que orienta o curso é a afirmação: “isso não é aquilo”, que tem como fundamento a assertiva de que não existem culturas inferiores ou culturas superiores e principalmente a certeza de que não existem culturas iguais.
O método utilizado é o de proceder um estudo da formação das palavras yorùbá, propondo uma tradução/interpretação que nos aproxime do sentido original dos termos e frases, nos afastando, até onde isso for possível, de interpretações que nos levem a crer que, de alguma forma, as culturas sejam similares, tendo como referência a cultura ocidental, coisa reputada como algo absurda.
O propósito do curso é adquirir uma melhor compreensão da cosmo percepção yorùbá e de sua forma de pensar o mundo expressos em sua linguagem.

O PROFESSOR E IDEALIZADOR DO CURSO
Olùkọ́ Bàbá Ọ̀ nà Oosatúnmise Adisá, nascido no terreiro, criado aqui e ali, formado em línguas da rua, se apresenta como o vazio, prenhe de possibilidades. Iniciado no culto tradicional Yoruba em Ọyọ – Nigéria e no candomblé aqui no Brasil é Bàbálòrìṣà do Ilé Àṣẹ Òkè Okùtá.
Ministra esse curso no projeto de extensão Organa – Línguas Instrumentais para Filosofia da UFRJ desde 2017.
Atuou online (durante a pandemia) oferecendo, além deste, cursos de introdução a filosofia yorùbá, fundamentos da educação a partir de uma perspectiva yorùbá, dentre outros.
Possui pós doutorado em filosofia pela UFRJ, é doutor em bioética, ética aplicada e saúde coletiva, mestre em filosofia antiga, graduado e licenciado em filosofia (UFRJ) e pesquisador da cultura e da língua yorùbá em nível de pós-doutorado na UNIFESP.