Departamento de Ciência Política – Laboratório Transição e Anistia

Quando Estados Nacionais emergem de períodos de regimes autoritários, guerras civis ou conflitos étnicos, é necessário aos atores políticos não apenas o esforço de consolidação de um Estado de direito que restaure ou fundamente a dignidade de seus cidadãos, como também devem lidar com as violências, crimes e violações de direitos humanos cometidas em um passado que, usualmente, é ainda recente e sentido na sociedade. Trata-se de momento chave para Estados que se democratizam ou redemocratizam, e que devem abordar tanto as necessidades pragmáticas da transição política, quanto as demandas morais de vítimas que procuram por Justiça. O laboratório aqui proposto tem como objetivo introduzir os alunos às problemáticas relacionadas aos temas da transição, justiça de transição e anistia, como também aos métodos e técnicas de pesquisa associados a esta área interdisciplinar, tais como método comparativo, pesquisa documental, realização de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas e etc. O planejamento do curso, bem como as atividades, pode ser discutido e alterado de acordo com a demanda da turma, a fim de realizarmos atividades ricas e formativas para os alunos interessados.

Inscrições: As inscrições no laboratório devem ser realizadas até o dia 05/09, terça feira, através do seguinte formulário: https://forms.gle/zCzv9fSZ7kcxz93j7

Início das atividades: 13/09

Clique aqui para acessar a ementa.