[ABERTURA DO 2º SEMESTRE DE 2021 E RETORNO PRESENCIAL] Para abrir as portas e ocupar os campi, para limpar a grande mácula da ausência, para livrar os ares da doença e da exclusão, para celebrar o eterno retorno da vida, para que a vida dos saberes junte-se ao sabor das vidas, as Bacantes do Teatro das Ideias Vivas vão desembarcar sexta-feira no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Convidamos toda a comunidade universitária do Rio de Janeiro a lavar as escadarias do Largo de São Francisco, rememorando os ancestrais filósofos da praça e as heroínas libertadoras de todos os tempos. Tragam flores, ervas, águas de cheiro, baldes, vassouras. Tragam vozes, palmas, pandeiros e tambores. Venham com seus figurinos de bacantes e curetas e participem do rito comunitário que vem para renovar as esperanças da cidade e da universidade.
Local: Escadarias do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Largo de São Francisco de Paula, Centro.
Data: 03 de dezembro de 2021.
Hora: 13h em diante.
Realização: Teatro das Ideias Vivas
Apoio : SUAT – Sistema Universitário de Apoio Teatral; AdUFRJ – Associação dos Docentes da UFRJ seção sindical.
Livremente inspirado nas tragédias As Bacantes de Eurípides e Penteu de Fernando Santoro.
Cooperação Internacional com a Dionisiaca, Festival de Sambuca, Sicília.
Direção teatral: Fernando Santoro
Direção musical: Luciana Collò
Musicas: Fernando Santoro, Luciana Collò, Luísa Buarque, Paula Lenzi.
Atores e Atrizes: Allan Ferreira, Márcio Rufino, Mônica Freitas, Roberto Passos, Veronica Araújo.

Bacantes 11

Clique Aqui para ver a notícia

Decano

Em celebração aos 50 anos do nosso Centro, o projeto de extensão “Acontece no IFCS” promoverá uma sequência de lives com os diretores das unidades que fazem parte do CFCH.

Nosso objetivo é apresentar para a comunidade um pouquinho das unidades do Centro que o IFCS também faz parte.

Para abrir essa sequência de lives, convidamos o Decano do CFCH, Professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro.

📝A live acontecerá no dia 09/11/21, às 18h, no nosso canal no Youtube

. 👉🏾Não deixe de conferir!

IMG 20211014 WA0000

Dando continuidade com a série "Conversa com egressos", o projeto de extensão “Acontece no IFCS” convida Ulysses Ferraz - Bacharel em Filosofia (IFCS/UFRJ), Mestre em Filosofia pelo PPGLM-UFRJ e Doutorando em Filosofia pelo PPGLM-UFRJ.

A série tem como objetivo conversar com ex-alunos do IFCS, falar sobre seus caminhos da universidade e as suas trajetórias depois da graduação.

A live será no dia 14/10/21, às 18h, no nosso canal do Youtube (Acontece no IFCS - https://youtube.com/channel/UCffY6c_ct_DiLt_XnVAIpBA).

Inscrevam-se no canal e não percam!

A Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Socais da UFRJ,

Em vista do agravo sofrido pelo Prof. Wallace de Moraes, membro desta Congregação, ao ter o seu nome restringido no tocante ao pleno exercício de suas funções acadêmicas de docente e para as quais estava plenamente qualificado como Professor Associado da UFRJ e pesquisador do seu Departamento de Ciências Políticas, manifesta o desagravo por este Colegiado, em consonância com os princípios básicos que regem a colegialidade da Congregação, entre os quais o respeito às diferenças de cada membro e colega e ao tratamento equânime de todos em suas funções.

Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2021

A diretoria de Relações Internacionais do IFCS lança um novo canal divulgando notícias, eventos, bolsas e outras oportunidades.

Clique aqui para visitar o blog.

IMG 20210901 WA0000

O projeto "Grandes fluminenses e as Ciências Sociais", coordenado pela Pedagoga Patrícia Silva, recebeu uma (01) bolsa do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC) da UFRJ.