A UFRJ adota o conceito de extensão universitária definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010):
“Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.
A extensão possui cinco diretrizes:
- interação dialógica;
- interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
- indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão;
- impacto na formação do estudante;
- impacto na formação social.
As ações de extensão podem ser coordenadas por docentes ou técnico-administrativos da carreira de nível superior, ambos pertencentes ao quadro permanente da UFRJ. Elas são classificadas nas modalidades de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de Serviços, definidos da seguinte forma:
- Programa – é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão.
- Projeto – ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico, com objetivo específico.
- Curso de extensão – ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas, e critérios de avaliação definidos.
- Evento – ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.
Para mais informações clique aqui para ver a Resolução 2015/1, que aprova o Regulamento da Extensão Universitária na UFRJ.
Coordenador de Extensão do IFCS:
Prof. Rafael Haddock-Lobo
email: extensaoifcsufrj@gmail.com
Equipe da Coordenação de Extensão:
Aline Rangel (Técnica em Assuntos Educacionais – Substituta Eventual)
Patrícia Silva (Pedagoga/área)