Categorias
Notícias

MULHERES PRESENTES: REFLEXÕES SOBRE O MÊS DE MARÇO

O evento “Mulheres Presentes: reflexões sobre o mês de março”, que será uma atividade promovida pelo projeto de extensão Acontece no IFCS, tem como objetivo produzir um debate que seja capaz de correlacionar a conjuntura social brasileira, as questões raciais e de gênero e as especificidades das suas pautas na contemporaneidade.

O evento acontecerá no dia 16/03/21, às 18h, será transmitido pelo canal da Pro-Reitoria de Extensão no Youtube e contará com a participação das seguintes pesquisadoras e ativistas: 
?Ingrid David, jornalista e mestranda em políticas públicas e direitos humanos;
?Mariana dos Reis, professora do Instituto Benjamin Constant, doutora em Educação e ativista social;
?Luciene Lacerda, psicóloga da UFRJ, doutoranda em Educação, ativista do movimento negro e uma das participantes da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo” (@21diasdeativismocontraoracismo)
?? Moderadora: Patrícia Silva, pedagoga e Doutora em Educação

Escolheu-se esta data pelas seguintes razões: março é o mês dedicado à celebração internacional das mulheres; e, 14 de março de 2021 é a data de aniversário do violento assassinato da vereadora e ativista negra Marielle Franco, que está há 3 anos sem respostas. Por estas duas razões, a realização de um evento com a temática proposta se mostra mais que necessário; mostra-se urgente.
Estimamos que o debate poderá contribuir para compreensão do quadro social das mulheres negras no Brasil, com especial atenção à situação de violência e feminicídio.
Ao final da mesa, faremos o sorteio de uma belíssima camiseta produzida pela equipe do @negga.estamparia, uma confecção gerenciada por uma mulher negra, localizada na Cidade de Deus, cidade do Rio de Janeiro.

Serão emitidos certificados de participação.
Solicitamos a inscrição dos interessados até às 16h do dia 16/03/21,
através do link: https://forms.gle/xWSnV68wU7wEdR7p6

?Anotem aí: 16/03/21
Hora: 18h
Canal da @extensaoufrj no YouTube
#acontecenoifcs
#filosofia
#cienciassociais
#mulheresnegras