Após o Módulo I – Política & Sociedade na América Latina, estão abertas as inscrições para o Módulo II – Chaves Para Entender os Países da América Latina Hoje, organizado pela professora Talita Tanscheit, do Departamento de Ciência Política (DCP/IFCS), em parceria com o Centro Acadêmico Stuart Angel (CASA).
Os encontros ocorrerão de forma virtual das 16:00 às 18:30 nos dias 08, 15, 22 e 29 de maio. Haverá emissão de certificado. Com o total de 10h, as aulas poderão ser computadas como atividade complementar .
As inscrições deverão ser feitas pelo Formulário do Google e estão sujeitas à aceitação. Em caso de lotação, alunos e alunas do Módulo I terão prioridade.
Formulário de Inscrição: https://bit.ly/inscricaoal2
A divulgação da plataforma para a realização do curso será feita após a aceitação das inscrições.
Tópicos:
Aula 1 – A Encruzilhada Argentina no Contexto Latino-Americano – Professor Doutor Ariel Goldstein;
Aula 2 – Chile: Berço e Túmulo do Neoliberalismo? – Professor Doutor Alexis Cortés;
Aula 3 – Um Estado, Muitas Nações: a Bolívia Contemporânea – Professora Mestra Marília Closs;
Aula 4 – A Narcopolítica e o México Contemporâneo – Professora Doutora Simone Gomes;
Ementa do Curso: https://bit.ly/ementapsalii
Sobre a organizadora:
Talita Tanscheit é Professora do Departamento de Ciência Política do Instituto de Fllosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS), onde atualmente é docente nas disciplinas de Ciência Política e Ciências Sociais do Instituto de Economia. Doutoranda (2015-) e Mestra (2014) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) (2011). Foi Pesquisadora Visitante na WZB-Berlin Social Science Center (2015 e 2016), onde trabalhou com a Professora Thamy Pogrebinschi no Projeto LATINNO – Inovações para a Democracia na América Latina, na Universidad de la Republica de Uruguay (2017), onde trabalhou no Instituto de Ciencia Política, e na Universidad Diego Portales (2018), no Chile, onde trabalhou na Escola de Ciência Política. É desde 2013 Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Democracia (LED) e do Observatório Político Sul-Americano (OPSA), ambos sediados no IESP-UERJ.
Sobre as professoras e os professores:
Alexis Cortés é professor do departamento de sociologia da Universidade Alberto Hurtado (UAH) onde dirige o Mestrado na mesma disciplina (desde 2016). É Vice-Presidente do Colégio de Sociólogas y Sociológicos de Chile. Tem sido responsável por desenvolver a linha de estudos dedicada à sociologia da América Latina no departamento de Sociologia da UAH. Vem cultivando uma agenda de pesquisa e docência que intersecta o pensamento social latino-americano, a sociologia dos movimentos sociais (especialmente urbanos) e a sociologia das ciências sociais. Já na sua tese de doutorado, defendida em fevereiro de 2014 no IESP-UERJ de Brasil, investigou como as ciências sociais compreenderam o movimento de pobladores em Santiago do Chile e o movimento de favelados no Rio de Janeiro. Foi pesquisador responsável do projeto FONDECYT (2014-2016) “SUR y la construcción del anti-movimiento de pobladores: ciencias sociales, performatividad y movimientos sociales en Chile 1985-1995”. Tem sido palestrante convidado no grupo TRAMOD da Universidade de Barcelona (2015), no Janey Program in Latin American Studies da New School of Social Research (2016) e no Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM-México (2017) e Professor Visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora. É autor do livro: (2018) Favelados e pobladores nas ciências sociais: A construção teórica de um movimento social. Eduerj.
Ariel Goldstein é Doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Investigador Assistente do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) no Instituto de Estudos da América Latina e do Caribe. Foi professor de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e atualmente é docente da cátedra Política Latino-americana do curso de Ciência Política. Realizou conferências em universidades do Brasil e estadias de pesquisa no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Participa nos projetos UBACYT como investigador formado e no projeto internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Imprensa e Circulação de Ideias: O Papel dos Periódicos nos Séculos XIX e XX”. Suas últimas publicações incluem: Prensa Tradicional y Liderazgos Populares en Brasil (Editorias A Contracorriente e North Carolina State University, 2017); The Press and Classical Populism in Argentina and Brazil (Latin American Perspectives, 2018) e Bolsonaro. La Democracia de Brasil en Peligro (Marea Editorial, 2019).
Marília Closs é doutoranda e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e Coordenadora-Executiva do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL). Atualmente é coordenadora de projetos no Centro Brasil no Clima.
Simone da Silva Ribeiro Gomes é professora do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel). É doutora em Sociologia pelo IESP – Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, onde foi bolsista do CNPq. Realizou período sanduíche (2014 – 2015) na UNAM- Universidad Nacional Autonoma de Mexico. É mestre em Sociologia pela Université Paris VII – Paris Diderot (2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teorias de Gênero, Sociologia Urbana, Violência Política, Sistema Prisional, Narcotráfico e Movimentos Sociais.
Twitter: https://twitter.com/talitastt/status/1255525836255617029