Neste domingo (22/3), a Reitoria da UFRJ emitiu um informe sobre a Educação a Distância (EaD) frente à pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Leia na íntegra:
Com relação ao semestre letivo 2020.1, considerando que:
- as matrículas dos estudantes da primeira reclassificação foram suspensas;
- a terceira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificação (Sisu) foi suspensa;
- o quadro de ingressantes para o primeiro semestre de 2020 não está completo;
- as atividades práticas previstas em muitas disciplinas não podem ser realizadas na modalidade a distância;
- há uma parcela do corpo discente que não dispõe dos recursos tecnológicos necessários para acesso a conteúdos ministrados na modalidade EaD;
- Pessoas com Deficiência (PCDs) necessitam de recursos que ainda não podem ser oferecidos nessa modalidade; e
- a oferta de conteúdos na modalidade EaD exige planejamento para a uniformização da operacionalização em meios digitais, o que não pode ser realizado durante a pandemia.
Dessa forma, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa que, apesar de o Ministério da Educação (MEC) ter publicado, em 18/3/2020, a portaria nº 343/2020, que “dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19”, a utilização de plataformas virtuais é permitida naquelas turmas que já faziam uso dessa tecnologia anteriormente ou nos casos em que já esteja pactuada entre os estudantes e seus respectivos professores. No entanto, as aulas em meios digitais não devem substituir as atividades presenciais.
Reiteramos que o calendário acadêmico precisará ser reajustado tão logo recebamos a recomendação de retorno das atividades acadêmicas, quando divulgaremos o novo calendário, pontuando a reposição presencial de todo o conteúdo programático das disciplinas, para não ferir o tratamento isonômico que deve ser dado aos estudantes.
Além disso, reforçamos que não está autorizado EaD na UFRJ para aqueles cursos e disciplinas que não utilizavam essa modalidade anteriormente.
22/3/2020
Reitoria da UFRJ