Comemoração - 80 anos do Bacharelado e 10 anos da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRJ
Resultado da eleição para Representantes do CFCH nos órgãos colegiados / 2019
A Comissão Eleitoral considera eleitos os seguintes candidatos:
• Representante do CFCH no Conselho de Ensino de Graduados (CEPG) -
Suplente: JULIANA BEATRIZ ALMEIDA DE SOUZA
• Representante do CFCH no Conselho de Relações Internacionais -
Titular: PATRÍCIA COSTA PEREIRA DA SILVA
• Representante do CFCH no Conselho de Relações Internacionais -
Suplente: CLÁUDIA MARIA BOKEL REIS
• Representante dos Técnico-Administrativos em Educação no Conselho
de Coordenação do CFCH - Titular: MARCELO ANTONIO DE BRITO
• Representante dos Técnico-Administrativos em Educação no Conselho
de Coordenação do CFCH -Suplente: CAMILA GARCIA BAZ
• Representante dos Técnico-Administrativos em Educação no Conselho
de Coordenação do CFCH –Suplente em Complementação de Mandato: ANA MARIA
DE ALMEIDA RIBEIRO
MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL NA EDUCAÇÃO NACIONAL
Nos últimos meses foram diversos movimentos e ações de ataque à ciência e à universidade. Depois do Future-se, rejeitado por diversas universidades, fomos novamente pegos de surpresa por duas notícias: o iminente fim do CNPq e a adoção de critérios de distribuição de bolsas, nunca antes vistos, muito menos discutidos com a comunidade acadêmica.
Estamos certos de que Ciências Humanas são o alvo preferencial.
O Conselho Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais gostaria de manifestar total repúdio ao sistemático ataque à ciência e à Universidade, bem como solicitar que a plenária do CFCH também se manifeste nesta direção.
Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2019.
Conselho Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Nota conjunta IFCS e IH
“as crianças devem aprender a desenvolver o pensamento crítico, a arte da comunicação, o sentido de colaboração e a criatividade. Isso é muito mais importante do que o estudo da técnica e das disciplinas rígidas. Só assim poderão preservar sua saúde mental em situações desconhecidas, bem como atender à demanda emergente por habilidades “humanas” na indústria.”
Yuval Noah Harari. 21 Lições para o Século XX
Os professores do IFCS e do IH-UFRJ reunidos no dia 05 de agosto de 2019 discutiram o projeto do MEC, Future-se, e avaliaram que o projeto como um todo é prejudicial à Universidade, indicando os seguintes aspectos particularmente nocivos aos cursos de História, Filosofia e Ciências Sociais:
- 1. Voltado prioritariamente para a Inovação, o projeto ignora o tripé constitucional de ensino, pesquisa, extensão. Em especial, o Future-se não contempla as atividades de ensino que visam a formação em nível superior de cientistas, professores, artistas, pesquisadores, juristas, entre outros.
- 2. A área de conhecimento das chamadas humanidades se caracteriza por produzir saberes, conhecimentos, erudição, sensibilidades, visões de mundo, valores que não se articulam diretamente à lógica do mercado. Antes, agregam civilização, cultura, arte, ética, moral, cidadania à vida humana. E embora não sejam precificáveis, tais conhecimentos são fundamentais à condição humana e constitutivos da vida civilizada.
- 3. O Future-se limita-se tão-somente às pesquisas aplicadas e tecnológicas, o que não abrange as variadas atividades de pesquisa realizadas em todas as áreas da Universidade.
- 4. O Future-se sugere parceria público-privado, via OS, que desresponsabiliza o Estado do financiamento e funcionamento das IES, supondo que as Universidades possam vir a ser auto-sustentáveis.
- 5. Sem uma visão integradora das atividades do ensino superior, o Future-se fomenta a competição por recursos e, consequentemente, a desagregação institucional.
- 6. É importante ressaltar que, numa direção oposta ao projeto Future-se, muitos países que estão na ponta do processo de inovação tecnológica têm investimentos voltados para os seus excelentes cursos de humanidades.
- 7. O Future-se contraria as diretrizes do próprio MEC. Afinal, recentemente, os cursos de Graduação do IH e do IFCS foram avaliados com notas máximas.
Susana de Castro Diretora do IFCS |
Norma Côrtes Diretora do IH-UFRJ |
UFRJ dá as boas-vindas aos alunos
A UFRJ se preparou para o reinício das aulas neste segundo semestre com muito esmero. Nossos campi e demais unidades estão em reformulação para se tornarem ainda mais inclusivos e acessíveis. A chegada dos estudantes de graduação é sempre marcada por muita luz e vivacidade nas unidades acadêmicas. Os técnicos-administrativos e os docentes estão aguardando ansiosamente o início das aulas, dos estágios e das atividades relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e à nossa Semana de Integração Acadêmica, que conta com mais de 6.500 trabalhos inscritos e aprovados.
Parabéns pelo ingresso na UFRJ ou pela continuidade do seu curso! Estamos à disposição para ajudá-los no seu desenvolvimento profissional como cidadãos críticos e competentes.
Encontrem na UFRJ um ambiente acolhedor e solidário, sempre em busca da equidade e justiça social!
Sejam muito bem-vindos ao ambiente de Minerva!
Denise Carvalho
Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Padrão dos expedientes de comunicação é alterado
O Sistema de Arquivos da UFRJ (Siarq) informa que, a partir de quinta-feira, 1/8, os expedientes de comunicação interna e externa serão unificados. Os modelos “aviso” e “memorando” foram extintos. Para qualquer necessidade, os documentos devem ser redigidos no padrão ofício.
A mudança é feita para acompanhar o Manual de Redação da Presidência da República , cuja última edição foi publicada em 2018. Servidores técnico-administrativos, docentes e gestores de toda a Universidade devem ficar atentos.
Para verificar as atualizações do manual, clique aqui . A página do Siarq também disponibiliza o modelo mais recente do ofício, entre outros documentos. Confira: siarq.ufrj.br/index.php/manuais .