Diante da necessidade de se criar um espaço de livre expressão e pensamento alinhado com os princípios de liberdade, emancipação e solidariedade, o CPDEL (Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias) é um coletivo fundado em 2020 sob coordenação do professor Wallace de Moraes. Objetivamos fomentar pesquisas de viés decolonial e libertária, com visões críticas a respeito dos atravessamentos dos corpos oprimidos, subjugados e historicamente excluídos pela hegemonia das governanças branca, estadolátrica, cisheteronormativa, classista, dentre tantas outras.

Para isso, disponibilizamos os resultados das pesquisas acadêmicas realizadas pelo Laboratório para o público em geral através do YouTube. Produzimos vídeos e lives com apresentação de teses, hipóteses, metodologias e pesquisas de autores decoloniais e libertários. Também entrevistaremos pessoas que tenham atividades de militância que contribuem para a construção de uma sociedade justa, fraterna, democrática, com ajuda mútua, horizontal, antirracista, antipatriarcal, anti-LGBTfóbica e igualitária. Assim, buscamos fundamentalmente atingir três objetivos principais: ensino, pesquisa e extensão. Temos a convicção de que podemos ajudar na construção de uma sociedade onde se privilegie o amor e a ajuda mútua.

Para conhecer o canal, clique aqui.

 

 

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20051-070
Telefone: (21) 3938-0445

UFRJ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ