O Departamento de Ciência Política do IFCS/UFRJ se junta à comunidade acadêmica para manifestar o seu pesar pelo falecimento do professor Luiz Antonio Machado da Silva em 21 de setembro. Graduado em Sociologia e Política pela PUC-RJ (1964), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (1971) e doutor em Sociologia pela Universidade de Rutgers (1979), Machado atuou como docente e pesquisador por mais de meio século no campo das Ciências Sociais. Foi professor e pesquisador no IUPERJ desde 1977, onde muitos de nós, em fase de formação, tivemos oportunidade de conhecer suas qualidades acadêmicas.
Sua trajetória na UFRJ foi profícua. Formou gerações na graduação e na pós-graduação do IFCS (1986-2011), atuando ainda no Museu Nacional e no IPPUR. Suas pesquisas sobre violência urbana e favelas se tornaram referências no campo das Ciências Sociais. Um dos seus trabalhos mais marcantes, o artigo O Significado do Botequim (1969), faz uma “análise primorosa” (para usar os termos de Marilena Chauí) da interação cotidiana e das relações de poder (ainda que informais) nos chamados botequins “pé-sujo”. Para quem cursou suas aulas no IUPERJ, no IESP/UERJ e no IFCS/UFRJ, ficará sempre a imagem simpática, didática, erudita e, sobretudo, paciente de Luiz Antonio Machado da Silva, um exemplo acadêmico, tanto como educador quanto como colega, sempre solidário e flexível às diferenças.

 

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20051-070
Telefone: (21) 3938-0445

UFRJ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ