Nós da direção do IFCS, em consonância com os valores e tradições democráticas que marcam a Filosofia e as Ciências Sociais, manifestamos, neste momento de elevada tensão, nossa integral solidariedade com nossos vizinhos bolivianos e repudiamos veementemente o golpe de Estado em curso. Entendemos que a via democrática não tolera o recurso à violência e ao arbítrio. Rogamos à sociedade civil boliviana e internacional e também às instituições e entidades nacionais e regionais que intervenham para garantir a segurança do povo boliviano e seu direito à soberania e à autodeterminação.