04/12 no IFCS (Salão Nobre) – *Chacina da Penha: rumo à construção de um contra-arquivo do dia 28/10/2025 *

*Chacina da Penha: rumo à construção de um contra-arquivo do dia 28/10/2025 *

Roda pública de conversa | IFCS/UFRJ | 4 de dezembro | 13h–16h

No dia 28 de outubro de 2025, uma megaoperação policial atravessou os Complexos da Penha e do Alemão, instaurando mais uma vez o repertório conhecido da política de (in)segurança no Rio: mortes, terror estatal e silenciamentos rapidamente disputados por estatísticas frágeis, comunicados oficiais e narrativas que raramente reconhecem a violência cotidiana vivida pelas populações negras e faveladas.

Como resposta a esse cenário, convidamos a comunidade acadêmica, pessoas moradoras, comunicadoras, artistas, pesquisadoras e coletivos e organizações de favela para a roda pública *”Chacina da Penha: rumo à construção de um contra-arquivo do dia 28/10/2025″*, que reivindica a produção coletiva de memória, análise e contranarrativas sobre o acontecimento. A proposta parte do reconhecimento de que *arquivos oficiais, boletins, métricas e discursos securitários produzem versões da verdade*, orientam percepções e legitimam violências. O contra-arquivo surge como gesto político-metodológico para reunir vozes, dados, experiências e imaginações que ampliem o que pode ser dito e lembrado sobre o dia 28 — recusando a aparente neutralidade dos arquivos oficiais e afirmando formas de registrar, narrar e compreender o ocorrido que tomem como inegociável a defesa da vida.

O encontro será estruturado em *Grupos de Trabalho (GTs)* que dialogam diretamente com convidadas(os/es) cujas trajetórias marcam a disputa por memória, justiça racial, territorialidades, dados públicos, políticas públicas e linguagens artísticas como ferramentas de reinscrição do vivido.

Para mais @contra.arquivo

https://www.instagram.com/contra.arquivo?igsh=MTJtZTVxMnplODRubg==