Apresentação:

O objetivo do curso é o de discutir a partir de uma perspectiva de análise ‘decolonial’, as bases eurocêntricas do racismo nacional e suas consequências nas relações econômicas, culturais e epistêmicas. De acordo com esta perspectiva, cujo principal expoente foi o sociólogo peruano Aníbal Quijano (1928-2018), ‘raça’ foi um conceito criado no bojo da empresa capitalista de colonização européia. Antes do processo de colonização, a Europa não se via como ‘Europa’, isto é, como o centro de irradiação de um projeto superior de civilização, mas sim como um lugar multicultural e multifacetado. Foi preciso o contato com o ‘outro’ não europeu, para que ideia da Europa enquanto centro do mundo surgisse. A idéia central por trás da criação desse conceito é o de opor radicalmente o colonizador do colonizado, de tal forma que o colonizado é visto sempre como culturalmente inferior, e, portanto, colonizável. O não respeito ao direito das populações locais à ocupação de seu território da maneira que lhes melhor conviesse foi justificado pela ‘superioridade’ da política liberal européia e de sua economia global de mercado. A ideia de racialização dos corpos dos nativos marcou a empresa colonial moderna e esse modo de colonialidade do poder perdura nas relações das sociedades pós-coloniais, como pretendemos mostrar neste curso.

Público-alvo:

Pessoas ligadas a área de educação, isto é, professores, coordenadores, pedagogos, estudantes que cursam licenciatura, pesquisadores. É possível a admissão de pessoas de outras áreas interessadas na temática.

Modalidade:

Presencial.

Carga-horária:

WhatsApp Image 2018 07 06 at 19.49.02

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID  visa a melhoria na formação dos licenciando em várias áreas através da inserção de alunos de cursos de licenciatura em escolas da rede pública de ensino.

Selecao PIBID Filosofia

Download da ficha de inscrição clique aqui.

Foi  aprovado no âmbito do Edital PR4/UFRJ n° 102, de 08 de março de 2018 – Submissão de Projetos de Capacitação para os Servidores da UFRJ/PR4 e vai oferecer quatro turmas de 20 alunos no segundo semestre de 2018, duas no Fundão (iNCE – agosto) e duas na Praia Vermelha(Escola de Serviço Social – setembro).

O curso busca capacitar os servidores públicos da UFRJ que manuseiam cotidianamente com processos administrativos e documentos avulsos que contém ou são informações públicas, a conhecerem a legislação e conceitos da gestão documental para o correto uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

INSCRIÇÃO DE 1º A 14 DE JULHO DE 2018

TURMAS NO FUNDÃO  (iNCE)- AGOSTO/2018

TURMA A - 3ª feira - 07, 14 e 21/08/2018
TURMA B - 5ª feira  - 09, 16 e 23/08/2018Horário: 9h às 13h e 14h às 18h - 3 dias

TURMAS NA PRAIA VERMELHA (ESS) - SETEMBRO/2018

TURMA C - 3ª feira - 04, 11 e 18/09/2018
TURMA D - 5ª feira  - 06, 13 e 20/09/2018Horário: 9h às 13h e 14h às 18h - 3 dias

Amanhã é o último dia para os docentes votarem nas eleições da Comissão Permanente de Pessoal e Docente.

Clique aqui e confira a lista dos candidatos.