Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O cumprimento de responsabilidades administrativas e das tarefas de gestão de serviços da universidade pública pode e deve ser tema de reflexão para toda a comunidade acadêmica.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei. 12.305/10) é um instrumento jurídico inédito que marca a regulamentação deste setor no país. Pela nova política, todos os cidadãos compartilham a responsabilidade pelos resíduos que produzem. Isso inclui aqueles que fabricam, como os que comercializam e/ou consomem materiais diversos descartados cotidianamente, tornando-se lixo. Todos os setores da sociedade passam a ser responsáveis perante a lei para que estes materiais tenham a sua destinação final correta ambientalmente.
Este grande desafio não pode ser feito sem a participação de todos. O objetivo de fazer uma gestão integrada dos resíduos sólidos requer o engajamento de cada um. Requer uma reflexão que possa criar uma postura diferente, de forma que o ato corriqueiro de jogar um objeto na lixeira possa ganhar um sentido ambiental, social e cultural.

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20051-070
Telefone: (21) 3938-0445

UFRJ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ