Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais tem sido reconhecido, para além de sua já notória excelência acadêmica, como espaço de acolhimento dos movimentos sociais e práticas cidadãs. Assim sendo, não pode aceitar, dentro e/ou fora dele, qualquer prática de degradação da pessoa e das condições de trabalho e de estudo. Neste sentido, a Egrégia Congregação do IFCS, em moção aprovada na sua 339a reunião ordinária, em 16/03/2016, manifestou seu repúdio a qualquer forma de constrangimento, discriminação, opressão, assédio e intimidação. Constituiu-se então um mecanismo de assessoramento encarregado de apresentar à Direção possibilidades de encaminhamentos institucionais.

Este mecanismo, em diálogo com coletivos e grupos interessados no assunto, elaborou um documento que estabelece diretrizes para prevenir e combater o assédio moral e sexual no Instituto. O documento foi aprovado pela Congregação em sua 342a reunião ordinária de 28/07/2016, e também referendado nos departamentos e colegiados do Instituto.

O documento expressa o reconhecimento, pela comunidade do IFCS, da importância do seu papel na promoção da igualdade e da cidadania, e seu comprometimento com a eliminação de práticas de desrespeito, discriminação e da violência por assédio moral e sexual, dentro e fora do instituto.

Clique AQUI para acessar o documento

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20051-070
Telefone: (21) 3938-0445

UFRJ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS
Desenvolvido por: TIC/UFRJ