SOLICITAÇÕES

Preencher formulário específico

2 dias

CRID

Trazer o documento impresso para ser somente carimbado* (caso haja necessidade de carimbo) ou retirá-lo na secretaria** (ingressantes sem acesso ao sistema)

Imediato*

2 dias**

Declarações (matrícula, cotista, bolsista e nome social)

Imediato*

2 dias**

Declarações Especiais

(previsão de colação, porcentagem de créditos cursados, bilhete universitário, estágio não obrigatório e quaisquer outras que as fornecidas pelo SIGA não sejam suficientes)

Preencher requerimento

------------

3 dias

Assinatura de termo de estágio

Termo deve estar assinado pelo/a aluno/a (as 3 vias) antes da coordenação assinar

2 dias

Atualização de dados no SIGA (retificação/mudança de nome, data de nascimento, CPF e RG)

Preencher requerimento, apresentar original e cópia de documento

Indeterminado

(realizada pela DRE)

Destrancamento e Trancamento de Matrícula

Preencher requerimento. Em casos especiais ou em pedidos fora do prazo, anexar documentação comprobatória para análise da COAA

Acompanhar lançamento no HE/Aguardar análise da COAA

Alteração e Trancamento de Disciplinas

Preencher requerimento de AID (ingressantes sem acesso ao sistema). Em casos especiais ou em pedidos fora do prazo, além de preencher AID, anexar documentação comprobatória para análise da COAA

Acompanhar lançamento na CRID/Aguardar análise da COAA

Regularização de Inscrição

Preencher requerimento.

Acompanhar lançamento na CRID/ Aguardar análise da COAA

Dispensa de Disciplina

Abrir processo no setor de Protocolo, anexar o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas

Acompanhar lançamento no HE

Requisito Curricular Suplementar (Atividades Complementares)

Preencher requerimento e apresentar original e cópia dos documentos (declarações, certificados etc.)

15 dias/ Acompanhar lançamento no HE

Alteração de Grau e Frequência (AGF)

Preencher requerimento e anexar documentação comprobatória para análise da COAA

Acompanhar lançamento no BE/HE

Regime Especial

Preencher requerimento e anexar documento comprobatório

Acompanhar processo pelo SAP

Monografia (Somente para alunos/as de Filosofia)

·Deve ser entregue até a última semana do período eletivo

Deve conter a ata assinada pelos 3 membros da banca com suas respectivas notas; estar encadernada e ser entregue em formato digital (cópia em CD com arquivo único salvo em PDF)

Contagem de Créditos para Colação de Grau

Solicitar somente depois que todas as notas tiverem sido lançadas, inclusive, as atividades complementares e a monografia (Filosofia). Caso esteja apto (a), aguardar comunicação da coordenação do seu curso

Acompanhar calendário acadêmico

Expedição de Diploma

Aguardar lançamento da data da colação no HE, abrir processo no setor de Protocolo e anexar documentação exigida (ver site IFCS)

1 ano

Cancelamento de Matrícula

Preencher requerimento específico

calendario

O Programa de Auxílio ao Estudante é destinado aos estudantes de primeira graduação presencial da UFRJ que possuam comprovada dificuldade de garantir sua permanência na Universidade, em virtude das condições socioeconômicas. O Programa é oferecido em duas modalidades: Bolsa Auxílio e Benefício Moradia. A seleção para o Programa é semestral, respeitando quantitativo de vagas e avaliação socioeconômica dos candidatos. Além de critérios objetivos de renda, a avaliação socioeconômica considera outros indicadores que interfiram nas condições de permanência do estudante e conclusão da sua graduação. Os benefícios do Programa de Auxílio ao Estudante possuem renovação anual. Os critérios de concessão e renovação da Bolsa Auxílio e do Benefício Moradia são estabelecidos pela  Resolução CEG nº 01/08.  Os procedimentos e prazos para seleção e para renovação dos benefícios é definido através dos respectivos Editais, que são divulgados no site da SuperEst.

BOLSA AUXÍLIO: consiste em uma bolsa no valor de R$ 460,00, acrescida de um Auxílio Transporte fixo no valor de R$ 150,00.

BENEFÍCIO MORADIA: Desde 2013, em função de reformas no prédio da Residência Estudantil, é oferecido um Auxílio Moradia Emergencial no valor de R$ 1260,00 (já incluído o valor referente à Auxílio Transporte), de forma a auxiliar no custeio da moradia do estudante beneficiário.

Mais informações em: www.pr7.ufrj.br